Tiro

Os imigrantes alemães chegados ao Brasil e que acabaram por se estabelecer na nossa região (hoje Campo Bom), juntavam-se em grupos e nos descampados e matas, caçavam e atiravam em alvos com suas armas rudimentares.  Na época, a prática deste esporte, que era muito comum na sua terra natal, foi adotada aqui com grande aceitação.

Com o tempo, foram organizando competições e aos poucos se foi delineando a organização social, chamada originalmente de DEUTSCHER SCHÜTZEN VEREIN (Sociedade Alemã de Atiradores), fundada oficialmente em três de Março de 1893.

Anteriormente os treinamentos eram efetuados nos fundos da residência de Jacob Dick, onde se juntavam um grupo de moços, com armas rudimentares. Certo dia o grupo recebeu a visita de Germano Gundlach, proprietário de um jornal de Porto Alegre, editado em alemão, que trouxe uma arma própria para competições e isto serviu para que fosse dado um grande impulso no sentido da criação da Sociedade Alemã de Atiradores, que com o passar do tempo, transferiu-se para a casa de Jacob Schirmer (localizava no alto do Morro Schirmer, à esquerda de quem vai a Novo Hamburgo), onde seria a sua primeira sede oficial.

Já no ano seguinte de sua fundação era realizado o primeiro torneio de Tiro ao Rei, sendo Michel Blos Sobrinho o primeiro Rei, vencendo a competição realizada em 27 de maio de 1894. As festividades decorrentes da abertura oficial do tiro é também uma das grandes tradições da antiga colônia (hoje a cidade de Campo Bom).

Após o torneio, quando são conhecidos os nomes do Rei e seus dois Cavalheiros, saiam todos em marcha triunfal e festiva pelas principais ruas da cidade. O cortejo seguia acompanhado de orquestra executando “marchinhas” para maior animação, seguindo sempre em direção à casa do Rei. Entre as diversas homenagens prestadas ao “Rei”, este recebe um “cinturão de couro” usado a tiracolo, registrando a cada ano, os novos vencedores do Torneio de Tiro ao Rei.

Este cinturão existe até hoje e é mantido como uma das principais relíquias de nossa história e tradição.

No ano de 1906 foi inaugurada a sede própria da Sociedade Alemã de Atiradores (onde hoje temos nossa sede social na Avenida Brasil), sendo que no dia 25 de abril do mesmo ano, na abertura no livro de atas da sociedade, Germano Gundlach fez uma dedicatória a seus amigos, nos seguintes termos: “Com o desejo que a mesma floresça e produza e que este livro testemunhe o esforço dos associados desta sociedade e com o manejo da arma se aperfeiçoem e juntem o pensamento para o bem do Brasil e a felicidade germânica. Oferecido pelo seu sócio honorário….”.

Foram registrados como os primeiros “Reis do Tiro”:

Michel Blos Sobrinho (27/05/1894)

Petter Schneider (29/03/1896)

Michel Blos Sobrinho (02/05/1897)

Wilhelm Korndörfer (17/04/1898)

Johann Blos (30/04/1899)

Petter Blos (13/05/1900)

Torneio de Tiro Rei é nossa principal tradição e mantida até hoje, registrando a participação da Banda Municipal e desfile pelas ruas da cidade.

Caracteriza o Departamento, suas atividades junto a outros Clubes de Tiro em nosso estado e Santa Catarina (principalmente). Iniciado há muito anos, nossa equipe de atiradores, organiza viagens para a prática do esporte em Clubes co-irmãos, mantendo e elevando a nossa tradição secular.

Estrutura
Hoje contamos com estande de tiro, totalmente regulamentada e aprovada pelos órgãos regulamentadores para a prática de tiro na categoria de carabina apoiada, calibre 22 mm. Conta com estande de tiro de 50 mts, com 10 posições de tiro, com seu sistema de apoio para a carabina ajustada de forma semi-automatizada, favorecendo muito os ajustes “finos” e conforto do esportista.

O Clube conta com 3 carabinas de precisão para uso comum de nossos associados e sistema de vídeo para acompanhamento dos tiros realizados durante torneios ou mesmo treinos. Conta ainda com espaço próprio para uso como bar e espaço para festas com cozinha e churrasqueira.



HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

SEGUNDAS ÀS SEXTASSÁBADOSDOMINGOS
TREINOS--------- 10:00 hrs às 12:30 hrs* Somente em eventos especiais
(*) exceto nos casos de Torneios e competições externas



TENHO INTERESSE