Escoteiros

Diante de uma pequena história familiar, estimulado por seu pai, Jorge de Oliveira inicia uma lista de nomes de amigos que considerava possíveis interessados em iniciar um grupo de escoteiros em Campo Bom. O grupo de interessados foi crescendo, mas faltava alguém de experiência e liderança para organizar definitivamente o grupo de escoteiros. A indicação do Sr. Werner Saenger foi definitiva, pois além de ter participado de grupos semelhantes em Porto Alegre, gostou da ideia e do desafio. Assim iniciou o atual Grupo de Escoteiros Werner Saenger, integrado ao Clube 15 de Novembro. Isso tudo ocorreu nos últimos meses de 1977.

A primeira reunião oficial aconteceu no final de fevereiro de 1978, na Escola Santa Terezinha. Numa tarde de sábado reuniram-se aproximadamente 40 jovens, com idades entre 12 e 17 anos.

As reuniões inicialmente eram no campo do “Balalaika” que pertence ao Clube 15 de Novembro e onde hoje localiza-se o Parcão, em frente à sede dos bombeiros, porém as atividades não eram muito frequentes, pois o grupo não tinha uma sede.

Por intermédio do Sr. Saenger e membros influentes da comunidade, obtiveram apoio à criação do Departamento de Escoteiros do “15”, daí o primeiro nome do Grupo Escoteiro 15 de Novembro. Em 3 de setembro de 1978, nas dependências do Departamento de Bolão do Clube, foi oficialmente fundado o Grupo Escoteiro 15 de Novembro – 128º RS, com as presenças de autoridades locais e Comissário Distrital, Sr. Rudolfo José Detsch. Neste dia, 28 jovens fizeram sua promessa escoteira e colocaram seu lenço amarelo com o símbolo do Clube 15 de Novembro.

Em 2006, em uma assembleia de grupo foi substituído oficialmente nosso lenço cinza e verde, adotando-se as cores do Clube 15 de Novembro: verde, amarelo e vermelho.

Estrutura

Junto a área do “Balalaika”, o Departamento possui sede com 280 m² de área construída com cozinha, banheiro, local de reuniões e instruções, dormitórios para a equipe pernoitar em suas atividades.

Neste mesmo local a área física total do terreno é de 3.500 m², sendo utilizada para atividades ao ar livre e prática de suas instruções e construções, típica dos escoteiros.



HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO

TERÇAS FEIRASÁBADOS
REUNIÃO DAS CHEFIAS19:00 hrs às 22:00 hrs
ATIVIDADES DO GRUPO09:00 hrs às 18:00 hrs
(*) exceto nos casos de Torneios e competições externas



TENHO INTERESSE